Tendências para a TI

Tendências para a TI podem ser sintetizadas observando os modelos propostos pelo GARTNER , o NEXUS DAS FORÇAS e pelo International Data Corporation – IDC,  TERCEIRA PLATAFORMA. Estes modelos convergem e sinalizam as principais tendências para a TI.

Os artigos jornalísticos Três considerações sobre a terceira plataforma da IDC e Já ouviu fala da prática Nexus do Gartner? publicados no site CIO.com resumem o que IDC e o GARTNER pensam sobre o futuro da TI. As tendências podem ser resumidas em quatro grandes vertentes: computação em nuvem, big data, mobilidade e redes sociais.

A FIGURA   ilustra as tendências mencionadas e sinaliza o impacto na TI destas forças.

Sem título

IDC – Tendências em TI

por manoel veras

O International Data Corporation (IDC) divulgou as dez principais previsões para a área de Tecnologia da informação em 2015. A força motriz por trás das previsões da IDC continua sendo a transição acelerada da indústria para a terceira plataforma, construída sobre os pilares da computação móvel, dos serviços em nuvem, das redes sociais e do Big Data.

As previsões do IDC são descritas abaixo:

  • 1. O crescimento dos gastos globais com TIC  em 3,8% em 2015, movimentando mais de 3,8 trilhões dólares. Quase todo crescimento da despesa será focado em tecnologias da Terceira Plataforma.
  • 2. Entre os gastos com serviços de telecomunicações, os serviços de comunicação de dados sem fio responderão pelo segmento de mais rápido crescimento (13%),  respondendo por 536 bilhões de dólares.
  • 3. Os dispositivos móveis e os aplicativos continuarão crescendo em 2015, mas não no ritmo frenético registrado nos últimos anos. As vendas de smartphones e tablets atingirão 484 bilhões de dólares, respondendo por 40% de todo o crescimento dos gastos com TI (excluindo os serviços de telecomunicações), com os fornecedores chineses capturando uma parcela significativa do mercado mundial. 
  • 4. Os gastos com serviços em nuvem continuarão a ser um foco de atividade em 2015, respondendo por 118 bilhões de dólares. A adoção de Infraestrutura como Serviço (IaaS) crescerá rapidamente (36%), com a líder Amazon sofrendo ataques de todos os lados. Da mesma forma, haverá maior competição no segmento de Plataforma como Serviço (PaaS).
  • 5. Gastos com soluções de Big Data e Analytics crescerão muito em 2015, envolvendo software, hardware e serviços, respondendo por  um mercado de 125 bilhões de dólares. Soluções de Analytics rich-media (vídeo, áudio e imagem) irão emergir como importantes impulsionadoras de projetos de Big Data.
  • 6. A Internet das Coisas (IoT) é um dos aceleradores de inovação mais importantes para o crescimento e a expansão de valor baseados na Terceira Plataforma de TI. A invenção de mais e mais “coisas” inteligentes e conectadas irá conduzir ao desenvolvimento de milhares de novas soluções.
  • 7. Datacenters estão passando por uma transformação fundamental na era da Terceira Plataforma, com as capacidades de computação e armazenamento movendo-se para a nuvem.
  • 8. A Terceira Plataforma está transformando não apenas a indústria de tecnologia, mas todos os setores da economia.O IDC acredita que um número considerável de negócios disruptivos surgirá em 2015, graças à evolução da Terceira Plataforma.
  • 9. Além da Internet das Coisas, sistemas de aprendizado de máquina e de computação cognitiva serão outros dois aceleradores de inovação que se tornarão drivers de crescimento importantes em 2015. Soluções de segurança vão ajudar a garantir a borda  e o núcleo da nuvem .
  • 10. A China será mais influente no mercado global de TIC em 2015,  com gastos que serão responsáveis por 43% de todo o crescimento da indústria, um terço de todas as compras de smartphones, e cerca de um terço de todas as compras online.