Formulação de Estratégias

Formulação de estratégias aborda o processo de planejamento que visa definir os caminhos que a organização deve trilhar para tornar real uma visão de futuro. a partir da identificação de forças restritivas e impulsoras, externas e internas, decorrentes de uma análise ambiental. Estes caminhos devem ser traduzidos em objetivos estratégicos .O processo de formulação geralmente inicia com análise ambiental e termina com as estratégias definidas.

A análise do ambiente trata da investigação  e avaliação do conjunto de diversos fatores, tanto externos como internos, que podem influencia o sucesso das organizações ao longo do tempo. A análise do ambiente acontece normalmente em três níveis : macroambiente (politico,legal, econômico, social, tecnológico), setor de atuação  e ambiente interno (análise das competências da organização, análise dos recursos financeiros, organizacionais e físicos).

A partir das forças restritivas e impulsoras resultantes da  análise ambiental são identificadas as possíveis estratégias a serem adotadas para tratar aquelas forças. Para apoiar a definição das estratégias e a seleção daquelas a serem adotadas, muitas organizações incluem em seus ciclos de planejamento os mapas estratégicos que consideram os objetivos estratégicos separados por perspectivas interligadas por setas que indicam relações de causa e efeito.

O modelo de negócio é a concepção consequente das estratégias definidas por um período da vida da organização, que expressa uma forma de atuação.  O modelo de negócio deve responder à pergunta : Com qual configuração multiplicaremos os recursos que gerimos por meio de nossas estratégias ?

Referência :

(FNQ, Cadernos de Excelência, Estratégia e Planos)