Pesquisa Anual de Uso da TI – FGV – GVcia

Nota

PESQUISA ANUAL DE USO DA TI – FGV
A pesquisa faz parte do Fórum de Informações permanente sobre a Administração de Recursos de TI – Tecnologia de Informação nas Empresas para conhecer e estudar a situação das empresas e organizações brasileiras.
O GVcia, Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), divulga anualmente um amplo retrato do mercado de Tecnologia de Informação (TI), com resultados de pesquisas do uso nas empresas.
Os resultados dessa pesquisa são apresentados também nos cursos de Informática e Tecnologia de Informação da FGV/EAESP. Os participantes desses cursos costumam ser envolvidos na coleta de dados para a pesquisa com o objetivo de conhecer e avaliar como uma determinada empresa está utilizando os recursos de TI.
Os valores e estudos divulgados comprovam um crescente processo de informatização das empresas e da sociedade. O GVcia traz em suas pesquisas números inéditos e interessantes, retratando o cenário atual e as tendências desse ambiente, sendo uma valiosa contribuição para os meios empresariais e acadêmicos. Um resumo dos resultados está disponível em www.fgv.br/cia/pesquisa.
Cada empresa participante recebe por e-mail um resumo com os principais resultados da Pesquisa Anual. A pesquisa é coordenada pelo professor Fernando Meirelles da Fundação Getúlio Vargas e esta na 25  edição, 2014.
A pesquisa atual foi realizada em 6.000 grandes e médias empresas com 2.300 respostas válidas.
  • Existem 136 milhões de computadores em uso no Brasil (corporativo e doméstico), 18 milhões são tablets!.
  • Uma densidade de 67% per capita ou 2 computadores para cada 3 habitantes.
  • O total em uso continua dobrando a cada 4 anos, desde 2000.
  • Para 2014 estima vendas de 24,8 milhões de unidades: uma por segundo.
  • Em 2 anos, 200 milhões: um computador por habitante (2016).
  • Brasil, está bem acima da média mundial por habitante em computadores, TVs e telefones.

Referência :

http://eaesp.fgvsp.br/sites/eaesp.fgvsp.br/files/pesqti-gvcia2014noticias.pdf