Negócio Baseado em Projetos (NBP)

Negócio Baseado em Projetos (NBP) com Life Cycle Canvas
Por Manoel Veras
Os negócios de uma forma geral necessitam ser reconfigurados. Práticas antigas de gestão baseadas em técnicas burocráticas agora são rejeitadas por jovens que utilizam a Internet e suas aplicações como base para negócios em rede. Como aceitar técnicas tradicionais em um mundo rápido e pouco formal? Negócios agora são configurados ou reconfigurados por projetos para atender determinadas demandas. Pessoas e suas competências neste novo mundo são também alocadas por projetos.
Negócio, numa definição mais comum, é uma empresa que pessoas administram para captar recursos financeiros para produzir bens e serviços e, por consequência, gerar lucro. Hoje o termo negócio é utilizado de forma mais abrangente e atinge também organizações do setor público e sem fins lucrativos que não possuem como objetivo gerar lucro. Organizações assim estão focadas, por exemplo, em entregar serviços de valor para os cidadãos e nem por isto deixam de ser um negócio.
Projetos são empreendimentos não repetitivos, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início , meio e fim, que se destinam a atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas dentro de parâmetros predefinidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade (Ricardo Vargas).
Negócios baseados em Projetos (NBP) são negócios formulados e executados com base em projetos. Eles necessitam que os gerentes de projeto entendam do negócio, das restrições relacionadas ao negócio e que tomem decisões de negócio e conduzam os negócios por projetos. Os gerentes de projetos precisam solucionar problemas reais de negócio em um mundo com mudanças em ritmo acelerado. Os gerentes de projeto devem desenvolver habilidades sobre o setor e o negócio da empresa e não só sobre competências técnicas e científicas. Harold Kerzner, expoente na gestão de projetos, explica que um projeto pode ser um sucesso técnico, mas falhar no resultado de negócio devido ao gerenciamento exclusivamente técnico. Por outro lado, o gerente do projeto pode não conseguir balancear as restrições concorrentes por ter um gerenciamento só focado em negócio. Segundo ele, mudar o perfil dos gerentes de projeto para um perfil de negócio não é trivial, pois muitos deles estão na zona de conforto, mas reforça que a mudança é inevitável.
Modelos de negócio orientados a Projetos são normalmente burocráticos e de difícil implementação. Nos últimos anos observei que muitas organizações no Brasil simplesmente desistiram de ter um modelo para gestão de projetos. Estou falando de grandes empresas. Imagina falar de negócio baseado em projetos. Parece uma utopia, mas não é. Você pode mudar seu negócio hoje para projetos.
O modelo Life Cycle Canvas® (LCC) permite realizar a mudança para o NBP. Ele possibilita gerenciar o ciclo de vida do negócio através do ciclo de vida dos projetos envolvendo iniciação, planejamento, execução, monitoramento e encerramento. Como serve ao ciclo de vida inteiro, permite gerar os artefatos referentes a cada fase do ciclo, utiliza ferramentas e técnicas distintas alinhadas ao guia PMBOK® e permite documentar o projeto com uma única ferramenta. O modelo LCC também olha para a metodologia PRINCE2® e resgatas aspectos importantes como a estrutura para gerenciar grandes projetos e os controles relacionados às entregas e a mudança.
Totalmente baseado em telas de forma a simplificar a gestão. O LCC não abre mão das boas práticas sugeridas e incorpora quase que automaticamente o manifesto ágil. O LCC representa a mudança necessária para que a gestão de projetos seja incorporada e seja tarefa de todos. Ele apresenta um painel pronto para servir como referência para o status de cada projeto gerenciado, um verdadeiro painel de bordo ou cockpit de gerenciamento que pode ser integrado ao planejamento estratégico. Assim com o LCC uma empresa pode ter uma central de resultado dos projetos de forma simples e intuitiva integrada a unidade de gestão estratégica.
O livro Negócio Baseado em Projetos: Life Cycle Canvas lançado este mês pela editora BRASPORT trata de explicar as ideias colocadas aqui e ensina como transformar um negócio para projetos.
Sem título