Benefícios da Computação em Nuvem

A Amazon Web Services (AWS) sugere 6 benefícios da computação em nuvem :

  • Substituir gastos de capital por despesas de acordo com a demanda dos clientes.
  • Obter preços mais baixos devido a economia de escala.
  • Parar de tentar adivinhar a capacidade necessária.
  • Aumentar a agilidade da organização com a facilidade de obter recursos adicionais de TI.
  • Parar de gastar com a operação e manutenção de DATACENTERS.
  • Implementar aplicativos em múltiplas geografias.

O documento do ISACA  Princípios norteadores de adoção e uso da computação em nuvem de 2012 elenca as vantagens associadas a computação em nuvem :

  • Agilidade – Computaçãoc em nuvem fornece nível de agilidade dificl de alcançar com outros tipos de soluções.
  • Contenção de custos – Soluções internas necessitam de inverstimento de capital  em infraestrutura e aquisições de tecnologia. Os custos de nuvem, por outro lado, são de natureza operacional.
  • Multilocação – A natureza comapartilhada da computação em nuvem distribui os custos e capacidade entre um grupo maior de usuários.
  • Confiabilidade – O amplo acesso a rede e a rápida elasticidade baseada na necessidade aumentam a confiabilidade de soluções em nuvem.
  • Dimensionamento – Computação em nuvem permite que cada empresa determine sua necessidade específica e encontre uma solução de valor.

A CSA no white paper Adoção de computação em nuvem e suas motivações aponta as principais motivações para adotar a computação em nuvem :

Inovação

Computação em Nuvem pode ser adotada por organizações que tenham tradição em inovar ou, por novas organizações que além de conceitos inovadores para seus produtos pretendem agregar tecnologias ou conceitos tecnológicos inovadores a estes.

Transformação da TI

Usar a computação em nuvem significa transformar a TI usando uma solução dinâmica, que permite que as soluções escalem, sejam elas quais forem, com custos proporcionais à utilização dos recursos. Entretanto a computação em nuvem exige que a TI esteja preparada para implantar, operar e suportar este novo modelo de operação.

Racionalização do uso de  Recursos deTI

Existe hoje um custo substancial com recursos de TI subutilizados. Um servidor raramente opera em sua capacidade máxima, deixando uma parcela significativa do seu poder ociosa. E os gastos com energia e refrigeração não decrescem linearmente com a redução do processamento, gerando custos adicionais, mesmo com o servidor subutilizado. A computação em nuvem permite reduzir o custo com recursos de TI subutilizados pela sua própria natureza.

Transformação do Negócio

A Computação em Nuvem permite que se alinhem os modelos de fornecimento de serviços de TI disponíveis no mercado às estratégias do negócio, sem a necessidade de investimentos elevados na aquisição de infraestrutura de TI. Além disso, a computação em nuvem permite obter respostas mais rápidas aos movimentos do mercado, possibilitando mudanças rápidas, escalando as soluções na medida necessária.

Melhoria da produtividade

As empresas de pequeno e médio porte estão identificando na computação em nuvem uma opção para reduzir custos operacionais vinculados a operação de uma infraestrutura para energia, espaço físico, pessoal de apoio e outros elementos considerados de apoio.

Suportar a sazonalidade do negócio

A adoção de Computação em Nuvem para setores que são propensos a sazonalidade torna-se vantajoso se o provedor escolhido tiver a flexibilidade necessária para ajustar rapidamente a infraestrutura contratada, bem como os seus custos.

Suporte a novos produtos

Por ser um ambiente flexível, que permite a criação de uma nova infraestrutura de suporte a serviços em pouquíssimo tempo, a computação em nuvem é muito usada para testes e desenvolvimento. Mais do que isto  a computação em nuvem é o ambiente ideal para suportar o lançamento de novos produtos e modelos de negócios.

Redução de Custos

A computação em nuvem pode reduzir os custos com a infraestrutura de TI na medida que os recursos são pagos em função do uso. Utilizar a  computação em nuvem pode representar grandes possibilidades de redução custos para boa parte das empresas.

Incrementar a segurança da Informação

A computação em nuvem pode incrementar a segurança da informação mesmo sendo um ambiente não totalmente controlado pela empresa usuária. Os provedores de computação em nuvem  utilizam tecnologias sofisticadas na área de segurança que muitas vezes não estão implementadas internamente na organização.

Referência :

Princípios norteadores de adoção e uso da computação em nuvem, ISACA, fevereiro de 2012.

Adoção de computação em nuvem e suas motivações , CSA , agosto de 2012 :

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>