Classificação dos Sistemas de Informação

Classificação dos Sistemas de Informação por Manoel veras

Os componentes dos sistemas de informação podem ser montados em várias configurações diferentes, resultando em grande diversidade de sistemas de informação, tornando útil a idéia de classificar os sistemas de informação por grupos detentores de características semelhantes.

Os sistemas de informação podem ser classificados de diferentes maneiras:

POR NÍVEIS ORGANIZACIONAIS

Sistemas de Informações por Departamento – são sistemas desenvolvidos para as áreas departamentais de uma organização. Eles podem podem funcionar cada um por si ou interconectados.

Sistemas de Informações Empresariais – são um conjunto de sistemas departamentais, combinados com outros aplicativos.

Sistemas Inteorganizacionais – São sistemas informações fazendo a interligação de diversas empresas.

POR ÁREAS FUNCIONAIS

Os sistemas de informação em nível departamental dão suporte às áreas funcionais tradicionais da empresa. Os principais sistemas de informação funcionais são:

  • Sistema de Informação Contábil
  • Sistema de Informação Financeiro
  • Sistema de Informação Industrial
  • Sistema de Informação de Marketing
  • Sistema de Informação de Recursos Humanos.

POR TIPO DE SUPORTE

Uma terceira forma de classificar sistemas de informação é de acordo com o tipo de suporte por eles proporcionado, não importando aí a área funcional. Um sistema de informação pode dar suporte ao pessoal administrativo em praticamente qualquer área funcional. Os gerentes, seja qual for o seu local de trabalho, podem contar com o apoio de um sistema decisório baseado em TI. Os principais tipos de sistemas nesta categoria são:

  • Sistema de processamento de transação (SIT) – dá suporte a atividades funcionais e aos administradores.
  • Sistema de informação gerencial (SIG) – dá suporte a atividades funcionais e aos administradores.
  • Sistema de apoio a decisões (SAD) – dá suporte à tomada de decisões pelos administradores e analistas.
  • Sistema de apoio ao executivo (SIE) – suporta o principal executivo na tomada de decisão.

PELO PAPEL DESEMPENHADO NA ORGANIZAÇÃO

Os sistemas de informação podem ser classificados em:

  • ERP – sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERPs) Os ERPs tem foco operacional e na integração dos processos de negócio. São comercializados em módulos e a idéia central é a da integração da informação empresarial. Os ERPs podem ser considerados um avanço dos sistemas de processamento de transações e sistemas de informações gerenciais. o ERP incorpora os dois sistemas , incorpora o conceito de processo empresarial e utiliza novas tecnologias até então não disponíveis.
  • BI – sistemas de apoio a inteligência empresarial (business intelligence) . O BI tem foco no apoio a decisão nos níveis gerenciais e estratégico. O ERP pode ser considerado uma entrada do BI. Alguns fabricantes fornecem as duas opções conjuntamente. O BI é como se fosse o avanço dos sistemas de apoio a decisão (SAD) e sistemas de suporte ao executivo (SIE).

Referência :

Sommervile, Ian. Engenharia de Software, sexta edição, Tradução, Perason, 2003.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>