Sistemas de Informação na empresa

Sistemas de Informação na empresa por Manoel Veras

As organizações podem ser divididas para efeito didático em funções e em níveis denominados estratégico, gerencial e operacional.Os sistemas de informação devem atender os três níveis e as principais funções da administração.

Os sistemas do nível operacional dão suporte aos gerentes operacionais respondendo a perguntas rotineiras e permitindo acompanhar o fluxo das transações pela organização.

Os sistemas do nível gerencial atendem ás atividades de monitoração , controle e tomada de decisão dos gerentes médios. Produzem relatórios periódicos sobre as operações.

Os sistemas de nível estratégico ajudamos gerentes seniores a enfrentar questões estratégicas e tendências de longo prazo considerando também o ambiente externo á organização. São focados em compatibilizar as mudanças do ambiente externo e a capacidade da organização.

A figura abaixo ilustra os tipos de sistemas de informação. O sistema de apoio ao executivo atende a uma demanda específica de altos executivos que querem um sistema de apoio a decisão que considere aspectos envolvidos na forma de decidir. Os sistemas de apoio a decisão surgiram para apoio ao processo decisório. Normalmente as perguntas são feitas ao sistema e não o contrário. Os sistemas de informação gerencial são sistemas que produzem relatórios para ajuda a tomada de decisão. Os sistemas de processamento de transação respondem pelas transações empresariais.

x

Os sistemas em cada nível por sua vez atendem as diversas funções e suas abrangências variam. Atualmente os SIE e SAD estão sendo substituídos por sistemas de Business Intelligence e os SIGs e SPTs pelos sistemas integrados de gestão, os ERPs. Os sistemas do tipo ERP e BI utilizam novas tecnologias como os banco de dados e suportam os processos empresariais.

y

Por outro lado, devido a maior integração das organizações na cadeia de valor, emergiram sistemas que integram a organização. Estes sistemas inter organizacionais são baseados em processos que acontecem entre empresas e novas tecnologias. Dois principais exemplos deste tipo de sistema são o CRM (gerenciamento das relações com os clientes) que integra a organização para a frente em direção ao cliente e o SCM (gestão da cadeia de suprimentos) que integra as operações na cadeia de suprimentos incluindo compras. Os sistemas CRM e SCM são amparados em tecnologias de comércio eletrônico. Os sistemas CRM e SCM  também podem ter componentes no nível analítico conform ilustra a figura abaixo.

.z

Importante diferenciar engenharia de sistemas de engenharia de software.

Engenharia de sistemas se ocupa de todos os aspectos relacionados ao desenvolvimento de sistemas com base em computadores incluindo hardware, software e processos. A engenharia de software é parte desse processo.

Outra distinção importante é a de engenharia de software e ciência da computação. Ciência da computação se ocupa da teoria e dos fundamentos da computação  e a engenharia de software trata da praticidade de desenvolver e fornecer software util.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>