Computação em Nuvem muda o papel da TI

Em um amplo estudo, os Serviços de Consultoria da Cisco®, em parceria com a Intel®, procuraram identificar de que maneiras a nuvem está determinando as mudanças na área de TI. Aqui estão as percepções obtidas pelo estudo que entrevistou 4.226 líderes de TI em 18 setores:
Para os responsáveis pelas decisões da área de TI, a nuvem é benéfica. Apesar dos desafios e instabilidades, a nuvem é vista, em suma, como um desenvolvimento positivo para os departamentos de TI. (Por exemplo, a segurança pode ser um fator inibidor para as implementações da nuvem, mas ela também é vista como uma solução para os desafios de segurança). De modo geral , mais de quatro em cada cinco entrevistados acreditam que a nuvem afetará positivamente suas empresas.
A computação em nuvem chegou e está se expandindo. A nuvem — seja no modelo público, privado ou híbrido — já é uma realidade. Atualmente, as soluções em nuvem ocupam grande parte dos gastos com TI, 23%, e os entrevistados acreditam que essa participação subirá para 27% até 2016. A nuvem privada é o método predominante de implantação da nuvem, com 45%.
Mercados emergentes e desenvolvidos têm diferentes pontos de vista em relação à nuvem. Apesar da atitude positiva geral em relação à nuvem, surgem diferenças importantes entre os mercados emergentes e desenvolvidos. Os líderes de TI nos países emergentes estão mais otimistas em relação à nuvem, se concentrando em seu potencial de inovação e transformação. Nos mercados desenvolvidos, ela é vista como uma ferramenta para reduzir custos.
A área de TI tem grandes expectativas para os provedores de nuvem. Em um mercado competitivo, os provedores de nuvem precisarão oferecer soluções de ponta a ponta enquanto organizam um ecossistema de parceiros. Consequentemente, as avaliações elevadas para os provedores de nuvem na pesquisa são acompanhadas por grandes demandas: por recursos de segurança, soluções personalizadas e garantias dos níveis de serviço.
A área de TI quer segurança na nuvem. Independentemente do setor ou da região global pesquisada, as questões de segurança e privacidade são as mais importantes e vistas como possíveis inibidoras para o crescimento da nuvem. Os recursos de proteção de dados e segurança avançados também são vistos como os fatores mais importantes para os provedores de serviço em nuvem.
Não há uma solução única. Em um mundo de muitas nuvens, públicas, privadas e híbridas, as empresas precisam formular abordagens que possibilitem o cumprimento das metas gerais da sua empresa. Os líderes de TI precisam considerar a melhor forma de parceria com as principais partes interessadas, tais como grupos empresariais e provedores de terceiros, usando uma abordagem sob medida para suas necessidades específicas.
O departamento de TI é considerado fundamental. Apesar da influência cada vez maior da linha de negócios, os entrevistados, especialmente nos mercados emergentes, acreditam que o departamento de TI seguirá tendo uma função central e bem financiada, gerenciando soluções em nuvem com uma política uniforme e soluções de segurança.
Os grupos empresariais estão ganhando influência. A influência dos grupos empresariais se estenderá por todas as etapas do ciclo de vida da TI e criará uma complexidade inédita para as empresas que enfrentam problemas de segurança e suporte técnico. À medida que a TI se transformar em outro modelo de serviço, as integrações e os relacionamentos entre o departamento de TI e os grupos empresariais precisarão mudar.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>