Infraestrutura de TI – O que é ?

A infraestrutura é a base da capacidade planejada de TI disponível em todo o negócio, na forma de serviços compartilhados e confiáveis e utilizada por aplicações múltiplas. Na empresa típica a infraestrutura responde por cerca de 55% dos investimentos em TI [Weill , Subamani, Broadbent, 2002]

Estabelecer uma infraestrutura de TI certa no momento certo habilita a rápida implementação de futuras iniciativas de negócio com base digital, bem como a redução e a consolidação de custos dos processos de negócio.Iniciativas de infraestrutura não devem ter nem orçamentos  excessivo e nem tão pouco pequeno, as duas situações trazem impacto no desempenho dos negócios.

A infraestrutura interna da empresa se conecta quase sempre  a infraestrutura externa da indústria e a infraestrutura pública (Internet e redes de telecomunicações) conforme ilustra a figura abaixo.

Sem título

A figura abaixo ilustra os vários elementos da infraestrutura de TI. Os componentes (hardware, software, redes, etc) são convertidos em serviços comuns úteis através de uma infraestrutura humana de TI composta de conhecimento, habilidades, padrões e experiência.

Sem título2

Os serviços de infraestrutura incluem serviços de rede, provisão de computação, gerenciamento de banco  de dados, expertise em P&D, etc. Estes serviços podem ser prestados internamente ou providos por provedores de serviços externos. O conceito de serviços é poderoso , uma vez que os gestores valorizam mais prontamente um serviço do que um componente técnico. Além disso , serviços podem ser especificados , mensurados e controlados por um acordo de nível de serviço (SLA).

Aplicações de infraestrutura são aplicações compartilhadas e padronizadas utilizadas por todas as unidades de negócio. Exemplos são o ERP, o CRM e o SCM. Aplicações de infraestrutura são mais estáveis do que aplicações locais conforme o negócio evolui.

Aplicações locais mudam frequentemente acompanhando uma nova característica de um produto ou serviço, por exemplo e representam um fragmento do portfólio de TI.

Um infraestrutura de TI combina toda a capacidade compartilhada de TI de uma empresa numa plataforma para negócios realizadas eletronicamente. Ela comporta dez clusters de capacidade cada um com seus conjuntos de serviços conforme ilustra a figura abaixo.

Sem título3

Os clusters de infraestrutura são :

  • Administração da TI
  • Canais eletrônicos integrados
  • Comunicações
  • Administração de  dados
  • Gestão das instalações
  • Segurança e risco
  • Aplicações de Infraestrutura
  • Administração das facilidades de TI
  • Arquitetura e Padrões de TI
  • P&D de TI
  • Educação e Treinamento em TI

Referência :

Peter Weill & Marianne Broadbent. Leveraging the New Infrastructure : How Market Leaders Capitalize on Information Technology, Harvard Business School Press, 1998.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>