Gestão da Tecnologia da Informação – II

Albertin & Moura reforçam que a  administração de informática (neste texto chamada de gerenciamento da TI) não deve considerar apenas o aspecto técnico de sua função mas também o aspecto social. Também deve considerar ambientes interno e externo. Os autores identificaram  os fatores críticos de sucesso (FCS) para o gerenciamento de TI para organizações bancárias. Os FCS identificados de alguma forma servem para outras organizações principalmente quando considera-se estágio da administração e ambiente de TI equivalentes.

Fatores críticos de sucesso (FCS) (Rockart, 1979) são áreas de um negócio nas quais os resultados satisfatórios asseguram um desempenho competitivo superior para a organização. FCS quando utilizados no gerenciamento de TI visam assegurar o sucesso da área de TI e garantir o sucesso da organização que considera a TI como um dos seus fatores.

No artigo citado como referência , os autores fazem uma análise de casos no setor bancário apresentados por Albertin  na sua dissertação de mestrado defendida na FEA-USP em 1993. As funções administrativas foram classificadas em planejamento, organização, pessoal, direção e controle. Para estas funções Albertin & Moura resumem os FCS para o gerenciamento da TI .

 Função – FCS

  • Planejamento – apoio da alta gerência, alinhamento estratégico, processo de priorização, processo de estimativa.
  • Organização – estrutura organizacional, participação na organização, desenvolvimento gerencial
  • Pessoal – desenvolvimento gerencial, capacitação em novas tecnologias
  • Direção – Gerência de nível médio,
  • Controle – controle de desempenho e qualidade.

Albertin & Moura alertam que o estudo e o tratamento dos FCS devem ser realizados continuamente.

Referência ;

Albertin & Moura. Administração de Informática e seus fatores críticos de sucesso, RAE, set/ou 1995.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>