Sistemas de informação críticos

Sommerville [2003] faz uma abordagem interessante sobre sistemas críticos. A confiança em um sistema é equivalente a sua integridade. Os usuários esperam que o sistema opere  normalmente e não falhem em uso normal. Sistemas críticos essencialmente precisam ser confiáveis.

Confiança depende de algumas dimensões. Sommerville [2003] sugere  quatro dimensões  ilustradas na figura abaixo :

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Aumentar a confiança em um sistema pode elevar muito os custos com o desenvolvimento. Um outro aspecto é que elevar a confiança em geral implica em perder em desempenho.

Em geral a confiança é um atributo mais importante que o desempenho. As principais razões são :

  • sistemas que não são confiáveis não são utilizados.
  • os custos de falha podem ser grandes.
  • é dificil readequar a confiança.
  • frequentemente é possivel compensar a falata de desempenho de um sistema.
  • sistemas não confiáveis podem causar perda das informações.

Sistemas críticos são sistemas que as falhas resultam em perdas econômicas significativas. Eles podem :

  • Sistemas críticos de segurança – falha pode resultar em dano ambiental.
  • Sistema crítico de missão – falha de atividade orientada a meta.
  • Sistema crítico de negócio – falha pode resultar em fracasso do negócio.

Referência :

Sommervile, Ian. Engenharia de Software, sexta edição, Tradução, Perason, 2003.

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