Cockpit de Projetos com Life Cycle Canvas (LCC)

Cockpit de Projetos com Life Cycle Canvas (LCC)

por Manoel Veras.

O cockpit é uma zona usualmente situada na parte dianteira de uma aeronave, de onde os pilotos controlam a mesma. Ele inclui uma série de instrumentos de voo, como velocímetro, o horizonte artificial, o altímetro, o manche e outros. É monitorando o resultado em tempo real dos instrumentos que o piloto toma decisão em relação ao vôo. O monitoramento do vôo e o controle do avião foi um aspecto chave para o desenvolvimento da aviação.

Se fizermos uma analogia com a gestão de projetos, faz total sentido para uma organização ter um cockpit de gerenciamento de projetos. Ele deveria permitir gerenciar os projetos em pleno vôo, ou seja, em plena execução. Este gerenciamento sugere-se que seja feito por indicadores que reflitam o estágio atual do projeto. Indicadores de tempo, custos e risco são utilizados pelo gerente de projeto para realizar o monitoramento e controle dos projetos sob a sua responsabilidade. Em cada data o gerente de projeto pode saber o status do projeto e atuar, se for o caso, em benefício do sucesso do projeto.

Mas como operacionalizar o cockpit para todos os projetos de um escritório de forma simples? Que indicadores utilizar? Como monitorar o projeto em uma determinada data? Todas estas questões são relevantes.

O Life Cycle Canvas (LCC), um padrão para gerenciamento do ciclo de vida do projeto faz isto com simplicidade. Como é baseado em melhores práticas e utiliza uma interface gráfica baseada em indicadores, ele permite gerenciar todos os projetos em execução. Como a fase de execução é claramente definida no modelo, fica muito simples saber o status atual do projeto baseado nos indicadores escolhidos para serem utilizados.

A ideia do cockpit implementada pelo Life Cycle Canvas (LCC) é simples. O escritório de projetos coordena os projetos relacioonados aos  gerentes de projeto. Os indicadores utilizados devem refletir  o status de cada projeto. O gerente então pode atuar com base nos resultados fornecidos pelos indicadores que alicerçam o status do projeto. No caso do projeto com status vermelho, por exemplo, ele pode facilmente saber quais dos indicadores utilizados estão contribuindo para o status geral do projeto e atuar para reverte a situação.  Simples assim.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>