O que é um sistema ERP ?

[Souza & Zwicker, organizadores, 2003] O sistema ERP (enterprise resources planning – planejamento dos recursos empresariais) é um sistema de informação integrado adquirido na forma de pacote comercial de software com a finalidade de dar suporte a maioria das operações de uma empresa industrial. A figura abaixo ilustra o papel do ERP na integração das funções e processos administrativos da organização.

Sem título

[Colangelo Filho, 2001] O sistema ERP é um sistema baseado em um sofware aplicativo que permite ás empresas :

  • Automatizar e integrar parcela substancial dos seus processos de negócios;
  • Compartilhar dados e uniformizar processos de negócio;
  • Produzir e utilizar infromações em tempo real.

O nome ERP não reflete a amplitude do sistemas que além do planejamento trata da execução e controle. Integração é o aspecto chave do ERP.

  • Sistemas não integrados  não permitem coordenar atividades de diferentes áreas da organização e muitas tarefas acabam sendo redundantes.
  • Sistemas integrados como sistemas ERP  permitem utilizar uma base de dados comum e trazem consistencia aos processos de negócio. Cadastros são únicos e compartilhados. A integração exige maior capacidade de processamento e envolve maior complexidade.

Sistemas ERP devem ter grande adaptabilidade, explorada por processos de configuração.

Sistemas ERP podem ser considerados uma evolução dos sistemas MRP (materials requirements planning, década de 70) e dos sistemas MRP II (manufacturing resources planning, década de 80). Os sistemas ERP envolveram ás áreas de recursos humenos e finanças e portanto possuem um escopo funcional mais amplo. A figura abaixo ilustra a evolução sugerida.

Sem título

Sistemas ERP possuem as seguintes características : são pacotes comerciais; incorporam modelos de processos de negócio (best practices), são sistemas de informação integrados e utilizam um banco  de dados corporativo; possuem grande abrangência funcional, requerem procedimentos de ajuste para que possam ser utilizados em determinadas empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>