Alinhamento Estratégico

Autores como McFarlan e Benko [2003] definem alinhamento estratégico como “o correto posicionamento das coisas em relação umas às outras”. Os autores indicam que no caso da TI existem três coisas a serem alinhadas :

  • o portfólio de projetos da organização e de TI,
  • os objetivos de negócios da empresa e os objetivos da TI,
  • o ambiente de negócio e o ambiente de TI.

Para os autores , os objetivos do negócio podem ser categorizados em objetivos de curto prazo, de longo prazo e objetivos “peculiares”. Objetivos peculiares estão  relacionados com o ambiente sofrendo constantes mudanças, como as mudanças na fronteira da informação e novas formas de fazer negócio. Seriam, portanto, diferentes dos objetivos de longo prazo “normais”, que tendem a projetar a realidade atual para o futuro.

As demandas pelo alinhamento estratégico são diversas e resumidas abaixo :

  • Desalinhamento da TI no setor público e no setor privado.
  • Investimento e Custeio da TI mal distribuídos.
  • Necessidade de Mudança da TI para atuação baseada em Indicadores e Metas.
  • Necessidade de Aumento da Maturidade da TI.
  • Falta de Estratégia para TI.

De acordo com Henderson  & Venkataman (1993), a dificuldade em obter retornos consideráveis dos investimentos em TI se deve (ainda que não totalmente) à falta de coordenação e de alinhamento entre as estratégias de negócio e de TI.

O alinhamento estratégico pode ser visto como uma forma de  garantir a ligação entre os planos estratégico e de TI, definindo, mantendo e validando a proposta de valor de TI, alinhando as operações de TI com as operações da organização. O alinhamento entre o plano estratégico (PE) e o plano estratégico de TI (PETI) normalmente é feito alinhando os objetivos estratégicos do plano estratégico de TI com os objetivos estratégicos do plano estratégico .

Na prática, o instrumento utilizado tem sido o BSC. No final das contas os objetivos, indicadores, metas e ações da TI devem amparar os objetivos , indicadores, metas e ações do Plano Estratégico.  A figura abaixo ilustra a ideia do alinhamento estratégico realizada alinhando os ambientes da organização e de TI, os BSCs da organização e da TI e o portfólio de projetos da organização e de TI. A figura abaixo ilustra o alinhamento realizado pelo ambiente, BSC e pelos projetos.

Sem título

Referências :

F Warren McFarlan & Cathleen Benko. Connecting the Dots. Aligning Projects with Objectives in Unpredictable Times, 2003.

J.C. Henderson & N. Venkatraman. Strategic Alingment: Leveraging infomation technology for transforming organizations, IBM Systems Journal, 1993.

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